Ontem, as pessoas que usam o Facebook com a interface em português foram surpreendidas com estranhas frases no popup de notificações onde deveria estar "marcar todas como lida".
- Fora PT Volta Desciclopédia
- SAI FEMINAZI VOLTA DP
- - DIMLA + DP
- intervenção militar já
- Na União Soviética, a Desciclopédia derruba o Facebook
Muitas pessoas ficaram preocupadas, achando que o Facebook teria sofrido algum tipo de ataque hacker de um grupo brasileiro, que estavam protestando sobre o fim da página da Desciclopedia, uma enciclopédia satírica online, inspirada na Wikipédia.
De fato aconteceu um "ataque" de um grupo da página da Desiclopédia em resposta as ações do facebook, mas a forma como eles fizeram isso não envolve nenhum tipo de ataque ao sistema da rede social. O grupo apenas usou uma ferramenta do próprio facebook para a tradução de sua interface, onde as pessoas podem votar na tradução que acham ser a mais correta e apropriado. Reunindo um grande número de pessoas, o grupo conseguiu fazer com que essas frases fossem as opções mais votadas para a tradução.
Horas depois do ataque, o Facebook desativou a tradução desse termo específico, mostrando na versão em português a frase original, em inglês - “Mark all as read.”. Tempos depois, o termo voltou, mas a ferramenta de tradução segue vulnerável a ações do tipo.

