Retalho Pop Entrevista: Luisa Clasen, a Lully de Verdade!
Luisa Clasen, a Lully, nasceu no Rio de Janeiro, mas passou grande parte da sua vida em Curitiba/PR. Entre suas atividades está a dublagem (formou-se em 2009), o balllet, a dança e, é claro, seu canal no Youtube que hoje conta com mais de 180 mil assinantes. Também possui formação em Cinema - sua maior paixão - pela Faculdade de Artes do Paraná. Mesmo com uma agenda bastante corrida devido à eventos e postagens em seu canal, Lully se mostrou super atenciosa e esbanjou carinho quando recebeu meu contato. A prova que sucesso e simpatia podem, sim, andar de mãos dadas.
Renan Fileto: Se você precisasse apresentar a Luisa Clasen pra alguém, como faria?
Lully de Verdade: Normalmente um sorriso me resume bem, sou uma pessoa bem-humorada.
RF: Com a internet chegando a todos os lugares, a televisão tem tido uma queda crescente na audiência, a quê você atribui isso?
LV: As pessoas estão cansadas do modelo "sentar e ver" e se habituaram a buscar conteúdo interativo, ir atrás do que te interessa mais. Antes a gente deixava a curadoria pros canais de TV, agora nós somos nossos próprios curadores de conteúdo.
RF: Podemos dizer que o Youtube deixou de ser uma novidade e passou a ser uma plataforma popular e de sucesso. Como você vê a explosão de canais de culinária, gameplays, etc? As produções tem se mantido com um nível alto de qualidade?
LV: As modas sempre vêm e vão, o importante é se estabelecer como um produtor de conteúdo competente, e acima de tudo, que saiba se reinventar quando for necessário. Nem sempre qualidade é o mais importante, se o público gosta do formato tosco, sem problemas.
RF: Você possui formação em cinema e tem um vlog. Existe preferência entre ficar na frente ou atrás das câmeras?
LV: Nunca pensei em ser atriz ou apresentadora, mas muita gente me falava durante a faculdade que eu tinha jeito pra ficar na frente das câmeras. Aconteceu naturalmente, mas gosto dos dois lados.
RF: Seu canal ultrapassou a marca de 180 mil inscritos e mais de 40 mil pessoas te seguem no twitter. Como você lida com a responsabilidade de falar pra um público tão grande?
LV: Essa é a minha preocupação #1, porque quanto mais gente te vê, maior a responsabilidade nisso. Sem falar na idade do público: os adolescentes são a maior fatia da audiência e como estão formando sua personalidade, qualquer coisa pode tomar grandes proporções.
RF: Em 2013 você foi eleita a Campuseira mais bonita daquela edição da Campus Party. O assédio do público masculino é frequente nos eventos?
LV: O pessoal é muito respeitoso comigo, nunca me abordaram com essa intenção. Acredito que meu público valorize muito mais as minhas opiniões do que o meu físico, o que é ótimo. Seria muito bom se mais mulheres tivessem esse espaço de se expressar como eu tenho.
RF: Recentemente, premiações como o Oscar levantaram o debate: cinema de arte x cinema blockbuster (ou de super-heróis, mais especificamente). Existe, de fato, uma qualidade maior do primeiro em relação ao segundo? Qual a sua opinião sobre essa disputa entre cinema de arte e cinema de massa?
LV: Desde a época da faculdade eu acredito que o filme perfeito está no meio destas duas categorias. Tem filmes comerciais que são muito bem-sucedidos, mas não levantam questionamentos. Já os de arte são recheados de ideias e filosofias, mas ninguém vai vê-los porque não são acessíveis. O ideal mesmo é um filme que faça o espectador pensar e refletir, mas sem perder o dom da comunicação com a massa. De que adianta fazer um filme genial se só sua mãe vai vê-lo no cinema? Sua mensagem genial se perdeu no meio do intelectualismo forçado.
RF: Qual é o futuro pros produtores de conteúdo na internet? Ainda vale a pena se aventurar no Youtube como profissão?
LV: Acho que vale fazer vídeos por prazer, se isso vai se tornar uma profissão só o tempo dirá. Quem entra no YouTube com o objetivo de fazer dele sua profissão corre sérios riscos de se decepcionar. O futuro pros criadores será descobrir novas ferramentas e linguagens pra continuar propagando suas mensagens. Será via twitter, facebook, ou snapchat, você tem que saber onde está seu público e como falar com ele.
RF: Quais os seus planos pros próximos meses no blog e no canal?
LV: Semana que vem viajo para Nova Iorque, então aguardem um vídeo sobre a cidade ;)
Quer conhecer mais sobre o trabalho da Lully?
Dêem uma passada no canal dela então, o Lully de Verdade!
Vocês também podem saber mais sobre ela no seu site, no seu perfil no Facebook e no seu twitter!
