Arte: Steve McNiven
Sinopse: "Após um trágico acidente causado por um grupo de heróis novatos, a Lei de Registro de Super-Humanos é criada, obrigando que todos os heróis uniformizados revelem suas identidades ao governo. Enquanto alguns abraçam a nova lei outros consideram abominável. Limites são criados e amigos de outrora acabam se confrontando quando a comunidade de superseres se vê dividida, aguardando uma decisão que mudará o Universo Marvel para sempre. "
Tive contato com essa história pela primeira vez no inicio do ano 2007. Ainda em inglês e por meu anseio em ler de antemão quadrinhos, li, mas sem pegar as sutilezas da fala ( Minha proficiência em Inglês na época era muito básica ). Me apaixonei pela história desde o inicio. Com 14 anos e a necessidade de ser considerado adulto, ler algo que mexe tão bem com o tema politico e ao mesmo tempo me trás o Nerdgasm de batalhas épicas me completou.
Pois bem, cá estou eu, 8 anos depois, com uma versão de luxo da Graphic Novel, em português no meio da era de ouro dos quadrinhos nos cinemas ansioso pela adaptação do arco.
Mark Millar, eu já disse em minha Critica de Kingsman, é um de meus roteiristas favoritos e cada vez mais sobe no meu Ranking. De inicio, tive receio de reler a história e não gostar. "Talvez tenha sido a idade que tenha influenciado na primeira vez que li, e se as batalhas entre eles fossem sem sentido?" Isso definitivamente não aconteceu.
A Guerra Civil não foi causada unicamente pelo incidente em Stamford. Aquilo foi um estopim. Dinastia M, A Queda, Dizimação e outras sagas gigantescas já haviam ocorrido e são levadas em consideração na história. Os humanos e governo já estavam insatisfeitos com as destruições causadas pela presença dos superseres. É importante ressaltar que o governo reconhece que os heróis são importantes para a paz no mundo e não querem dizima-los, querem apenas registra-los e até pagar um salário para eles por seus serviços. Mas todos nós sabemos que toda boa intenção do governo vem seguido de más intenções dos políticos e lideres.
A Guerra Civil impressiona justamente por não ser uma história mais densa tentando falar com crianças. Ela não tem preocupação em se comunicar com crianças e adolescentes e sua história flui de acordo com a necessidade da trama e não de acordo com a necessidade de se fazer entender para leitores mais novos.
Vemos então duas equipes formadas. Uma liderada por Tony Stark a favor do registro e outra liderada pelo Capitão América, contra o registro. Existe algo mais interessante nisso, os personagens não tem certeza se o que estão fazendo é certo ou errado, durante toda a história alguns personagens trocam de posição. Nem mesmo Tony Stark tem certeza se está do lado certo. Famílias são desfeitas, heróis são subjugados, amizades são abaladas e até mortes marcam a saga.
Mark Millar soube mesclar muito bem as batalhas, dando motivos plausíveis para que elas aconteçam. Além disso, protestos acontecem por toda a história e uma líder da militância humana pró registro tem até certo destaque influenciando a decisão de Tony Stark.
Eu já disse muitas vezes que não tenho muito olho técnico para uma arte de HQ, meu critério é: Não atrapalhar minha leitura, ser agradável, ter proporção e acrescentar ao enredo. Steve McNiven conseguiu cumprir todos esses requisitos e fez ainda mais, tive vontade de folear novamente o quadrinho apenas para observar os desenhos.
OPINIÃO COM SPOILERS.
Na Guerra Civil eu seria a favor do Registro e explico o porquê ( Deixo claro que odeio o Tony Stark dos quadrinhos e minha opinião não tem nada a ver com isso )
Imagine você, humano comum, sem poderes, vivendo em um mundo cheio de superseres, Mutantes e consequentemente super vilões. Esses superseres possuem habilidade de destruir todo o planeta e, mesmo que sejam heróis, vivem no anonimato.
Eu, não conheço nenhum deles, não tenho certeza da índole de nenhum deles, apenas agradeço pelas vezes que eles protegeram as pessoas e salvaram o planeta, mas não posso garantir que eles não se voltem contra a humanidade. Vocês se lembram quando Batman cria planos para conter toda a liga da justiça para caso eles se voltem contra a humanidade? É exatamente isso! Eu preciso ser realista, no mundo real eu teria medo e como um líder politico principalmente, preciso prezar pela vida dos cidadãos.
"Ah, mas Star Lord, você sabe quem é o Capitão, ele não vai se voltar contra a humanidade e blablabla"
Meu povo, você sabe disso porque lê o quadrinho, se você vivesse no Universo Marvel a unica coisa que saberia é o que a mídia passa para você ou rumores de pessoas que dizem conhece-los, nada mais, nada menos, não achem que teríamos livros contando as aventuras dos Vingadores salvando criancinhas pela terra.
SOBRE CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL
O homem Aranha revelando sua identidade fará falta, muita falta, mas é burro quem acha que a história perderá sua essência se essa cena não existir. Guerra Civil não é uma história sobre o Homem Aranha e sua identidade e sim uma história sobre heróis que temem ser controlados pelo governo e pela Shield ( Que todos sabemos ser corrupta) e se tornarem marionetes, super policiais remunerados com férias e FGTS.
Não vá ao cinema achando que irá encontrar a mesma história, uma fiel adaptação porque você não vai. Eu estava com um pouco de receio com relação a história, mas depois de ler o possível roteiro vazado vi que pode ser algo incrivelmente bom e diferente do original. É claro, aquele roteiro não é o atual, talvez seja uma primeira versão dele, mas de qualquer forma só de saber que existe outras formas de fazer e fazer bem, fiquei tranquilo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Guerra Civil leva 5/5 Retalhos ( Nota Máxima) e merece muito ser lida e relida.
A Salvat lança periodicamente a Graphic Novel da história, aconselho muito a quem não leu que leia.
Recentemente um livro contando a história da Guerra Civil foi lançado, irei lê-lo e em breve faço resenha dele aqui no Blog. A Marvel também anunciou uma nova versão de Guerra Civil ainda esse ano, provavelmente veremos algo mais próximo as adaptações cinematograficas da Marvel, é interessante ficar de olho também.
Ficou interessado e deseja adquirir Guerra Civil? Compre aqui pelo melhor preço.





