Literatura | Ruth Rocha Comemora 50 Anos de Carreira Criticando Harry Potter

10:59 by Black Bart Torrent

A escritora brasileira Ruth Rocha, em seus 84 anos de vida, está para comemorar 50 anos de carreira, ano que vem. A festa de bodas de ouras terá as adaptações teatrais das histórias “O Reizinho Mandão”, “Dois Idiotas Sentados Cada Qual em seu Barril” e “Romeu e Julieta”, além do documentário e exposição “Ruth Rocha 50 anos: A Aventura de Ler”.

Diante de tais preparativos, a autora gerou polêmica em uma entrevista com o portal iG ao criticar a obra 'Harry Potter' e demais livros infanto-juvenis modernos. Confira parte da entrevista:

iG: O que acha destes novos best-sellers, que misturam fantasia, com a presença de vampiros e bruxas?
Ruth Rocha: Isto não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar. Criança deve ler tudo, o que tem vontade, o que gosta, mas eu sei que não é bom. O que eu acho que é literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças, e cria uma coisa nova. Esta literatura com bruxas é artificial, para seguir o modismo. Acho que o Harry Potter fez sucesso e está todo mundo indo atrás.
iG: Então você não gosta de “Harry Potter”?
Ruth Rocha: Não acho errado os livros fazerem sucesso. Eu gosto porque acho que as crianças leem, mas eu não gosto de ler “Harry Potter”, não acho que é literatura.
Acredito que todos tem o direito de expressarem a sua opinião e terem o seu gosto; porém, como uma conhecida escritora de literatura infantil brasileira, Ruth Rocha deveria medir melhor as suas palavras, e não sair falando qualquer coisa que acha, sem nenhuma base argumentativa (dizer que Harry Potter é moda, é no mínimo engraçado). Não há problemas em não gostar de uma obra (eu particularmente também não gosto muito desses novos Best-Sellers, porém reconheço o valor que eles possuem para a nova geração), mas menosprezá-las não é algo digno de uma autora com o reconhecimento de Ruth Rocha. Não bastou declarar sua dor de cotovelo, Ruth ainda foi além, mostrando que estava falando sobre algo que nem conhecimento do assunto possui. Quando perguntada sobre uma obra infantil boa, não soube responder e tentou mudar de assunto.
iG: Qual você acha que é um livro infantil de qualidade?
Ruth Rocha: Eu, na verdade, leio muito mais livros para adulta. Todo mundo acha que eu ainda tenho criança dentro de mim [risos], mas na verdade sou adulta, até velha. Mas o ganhador do Jabuti de 2014 [“Breve História de um Pequeno Amor”, de Marina Colasanti] é uma obra muito bonita.
 Acho que a tia Ruth devia cuidar mais dos seus livros para criancinhas, porque de literatura infanto-juvenil ela já mostrou que não entende nada.

Fonte: Portal iG