Critica | Vingadores: Era de Ultron

10:13 by Unknown


Finalmente está nos cinemas e antes mesmo de começarmos farei diferente.

 8/10.

Sim, essa é minha nota para o filme e dei ela no começo do texto. Se era isso o que você buscava, uma nota, já pode parar de ler e me criticar nos comentários ou elogiar. Agora se o seu objetivo é saber os motivos da nota e conhecer um pouco mais do filme, continue sua leitura e despreocupado, tentarei não dar Spoilers.

Se você está lendo essa critica provavelmente assistiu aos demais filmes da Marvel e conhece bem sua forma de fazer filmes. Tivemos no primeiro filme do grupo de heróis algo, até então, inédito para o gênero. Sim, eu sei que tivemos Quarteto Fantástico e X-Men, mas digo que foi inédito a forma como isso foi feito. Não foi simplesmente unir heróis em um filme, foi criar um universo compartilhado trilhando caminho com filmes passados. É claro que nem todos os filmes tiveram um saldo de qualidade bom, mas foi o suficiente...

Fico me imaginando o quão difícil deve ser para um diretor unir personagens já consolidados e alguns até amados e dividir o tempo de tela de forma satisfatória. Joss Whedon fez isso no primeiro filme, com maestria, devemos admitir, mas se esqueceu de alguns personagens, um personagem em especial. O interessante disso tudo é que ele fez questão de lembrar disso e deu a esse personagem um retorno digno. Sim, estamos falando do Gavião Arqueiro.

O Background dado ao personagem nesse filme, a importância balanceada de seus feitos e suas falas foram o suficiente para que, um personagem que foi completamente 'ignorado' no primeiro longa, angariasse alguns fãs nesse segundo filme. Não tanto quanto o Visão, é claro.

Temos um outro espetáculo, um novo personagem, crucial para desenvolvimento da trama que foi feito de tal forma que até os mais "velhos e chatos'' fãs de quadrinhos não tem como reclamar

Era de Ultron... Um quadrinho, que em sua essência lembra muito a história de Dias de Um futuro Esquecido, também da Marvel, mas pertencente a outro estúdio nos cinemas e recentemente adaptado por ele. As mudanças com relação aos quadrinhos são muitas. Não temos viagem no tempo e já não é surpresa para ninguém que Ultron seja criação de Tony Stark ao invés de Hank Pym ( O primeiro Homem - Formiga ). De inicio, confesso, torci o nariz para isso, mas a forma como foi feita no filme me convenceu.

Ultron possui a personalidade de seu pai. Sarcástico, explosivo e imprevisível ele utiliza até mesmo algumas frases de Tony. James Spader deu uma vida sem igual para o Android e diversos momentos criaram sorrisos durante a seção.

Bom, chegamos em um ponto...As piadas. Eu, sinceramente ainda não consigo compreender que as pessoas não aprenderam como a Marvel trabalha. Não consigo entender que ainda exista pessoas que vão ver Vingadores esperando ver um clássico dos cinemas concorrente a Oscar de melhor roteiro e afins. O tom do segundo filme é diferente do primeiro, claramente diferente, mas não vemos mudança de formula, afinal a primeira deu tão certo...

A Era de Ultron não é um filme com intenção de ser sério, realista, como alguns desejam que seja, mas possui dilemas filosóficos louváveis, estes protagonizados por Ultron e Visão,

Bom, já ficou claro que não é um filme perfeito e perdeu alguns pontos comigo quando alguns personagens perderam a humanidade em alguns momentos e logo em seguida recuperaram como se sempre a estivessem, houve um erro ai.




SPOILER: 

Em determinadas situações o pacote se mostrava extremamente mais importante do que a vida de um companheiro. Eu até aceitaria isso do Capitão, afinal é um soldado, viveu uma guerra, mas alguns outros me decepcionaram nesse sentido, deveriam ser um pouco mais humanos em algumas situações. A morte de um dos personagens também parece ter sido sentida por poucos. Quem ele morreu para salvar, principalmente, não parece ser se impactado muito.

Um outro problema, esse acredito que seja algo mais pessoal é o fato de que Hulk foi subjulgado por Tony Stark.  Hulk desde o primeiro filme é dito como um monstro extremamente poderoso e nesse segundo filme é até utilizado para 'salvar a patria', mas de repente ele apanha feio para a Hulkbuster e se mostra desnecessário para os Vingadores. Banner claramente não gosta de suas transformações e se a Hulkbuster consegue atingir força semelhante a do Gigante Esmeralda poderiam utiliza-la ao invés de fazer o Dr 'sofrer'. Isso poderia ser resolvido com uma batalha entre ambos, épica como foi, mas com um final em que Banner vence o controle mental da Feiticeira e cede, não com Tony vencendo como venceu, MAS isso parece ser só meu lado chato de fã falando mais alto, não sei se conta como um erro para o filme.

FIM DO SPOILER. 




A ERA DE ULTRON não é um filme perfeito, mas é claramente uma evolução com relação ao primeiro, tanto com relação a integração dos personagens quanto a todo o universo cinematográfico da Marvel nos cinemas. O filme merece ser visto e até revisto e me deixou empolgado para o futuro.



Se você possui alguma duvida, reclamação, discorda ou concorda comigo, deixe nos comentários.

Até a proxima.


Critica: Levi Kaique Ferreira ( Star - Lord )